quinta-feira, 7 de abril de 2016

Índio Goitacá

Possui uma variação de nomes como:  Guaitacá, Guatahar, Ovaitagnasses, Ouetacá, Waitaka, Eutacá, Itacaz, Aitacaz ou Uetacaz. No entanto esta etnia indígena é mais conhecida como Goitacás, que na verdade é uma alcunha dada por outras etnias indígenas falantes do tupi, pelo fato de sua própria língua nativa ser única e pouca estudada. Este nome Goitacá corresponde a “grande corredor” ou “Grande Nadador” no idioma tupi, já que os goitacás demonstravam grande técnica nestas habilidades.

No século XVI, após as ofensivas portuguesas,  os goitacás com seus remanescentes fragilizados se misturaram as outras etnias indígenas que passaram pela catequização, hoje poucos indígenas se denominam goitacás, pois poucos são aqueles que possuem um ancestral goitacás.

Aparência: Com relação aos outros índios do litoral, os goitacases possuíam a pele mais clara, eram mais altos e robustos. Deixavam os cabelos compridos, raspando no meio para que pudessem ter uma agilidade maior quando estivessem nadando e viviam nus. Em ocasiões festivas, se decoravam usando penas e tinta feita de jenipapo.

Referências:

ALVES, P. Índio Goytacá era alto e bravo, dizem historiadoras de Campos, RJ. G1 Norte Fluminense. 2013. Disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário